terça-feira, 9 de novembro de 2010

Linguagem, lingua e fala

A linguagem é todo e qulqur tipo de signos que servem de meio de comunicação, ideias ou sentimentos, atraves de signos convencionais, sonoros graficos, gestuais.
A lingua é a parte social da linguagem. É  um conjunto de signos cujo seu funcionamento repousa sobre um certo numero de regras de correção. É  uma instituição social e um sistema de valores. A lingua é o produto social da faculdade da linguagem, pode ser tambem um conjunto de conversões necessarias, adotadas pelo corpo social, para permitir o exercicio da linguagem. a lingua é um sistema de valores que se opõem uns aos outrose que está depositada como produto social na mente de cada falante de uma mesma comunidade, possui homogeniedade e por isso é o objeto da linguistica propriamente dita.
A fala é a organização dos signos da lingua em frases, a combinação dos sentidos para contruirem o sentido global da frase. a fala é um ato individual e pertence ao falante que tem total liberdadepara usa-la, além disso a fala está sujeita a fatores externos e internos muitos desses não linguisticos e portanto não passiveis de analise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário