quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fala,norma e lingua

fala: vária:de acordo com a ambiente e a classe social a que nos referimos. A fala diferentemente da língua é individual não forma um sistema. É uma maneira de se expressar e forma e que varia de pessoa para pessoa.
v  Norma: é a língua falada constantemente em cada região, e divide-se em três tópicos que caracterizam cada uma:
Diatópica: caracteriza pela norma regional que usamos no nosso dia a dia dependendo do nosso lugar de origem.
Diastrática: é a norma lingüística com variações especificas dentro da cultura da comunidade.
Existem ainda as mudanças diafásicas, onde usamos expressões diferenciadas sejam elas familiares, populares, de faixa etária, etc. E ainda tem as variantes chamadas especiais, uma espécie de supra norma, é o caso das gírias, dos jargões profissionais, das línguas técnicas, das línguas religiosas e da língua literária, o que facilita o dialogo de acordo com o interlocutor com o qual dialogamos.
v  Língua: é a soma dos signos depositada em cada cérebro, mais ou menos como um dicionário todos idênticos, fossem repartidos entre os indivíduos. A língua é um código que é transferido de geração pra geração. Depende de fatos sociais e não está completa em nenhum individuo na massa que ela existe de modo completo. Ela é um código, um sistema onde de essencial só existe a união do sentido e da imagem acústica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário