quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mídia e mulher

SILVA Francisca Alves:  Mídia e mulher: uma leitura da personagem norminha de caminho das índias
 ANAIS   DO I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERARIOS E VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERARIOS DE PAU DOS FERROS.

Citação











Citação











Citação













Citação












Citação










Comentário





Conclusão





Ideação
Introdução:
Esse Antigo tem Como papel principal mostrar á influencia da midia na vida e na formação das pessoas. Mostrar a capacidade da mesma em influenciar na formação de opiniões e na constução do EU, pore star intimamente relacionada  ao modo de ser, de pensar, de vestir e de agir do seu publico.





A tv que lhe mostra:
O capitalismo pode ser compreendido Como um processo historico que ocasionou a separação entre os trabalhadores e os meios de produção, possibilitando, dessa forma, a transformação da força do trabalho dos individuos em mercadoria.
A relação do sujeito com a TV é uma relação intima, ela o atria a olhá-la e a olhar a si. Através da TV existe uma sere de olhares. É o olhar do produtor, do jornalista, dos diretores, de todos os que participam da criação dos produtos televisivos, que tratam de um vasto número de temas e os oferecem a nós.


A identidade na mídia:uma ilusão do eu
As discurssões sobre identidade são bem calorosas e o conceito muito complexo, isto porque na modernidade tardia surgem novas identidades que fragmentam o seu sujeito. Uma mudança estrutural no final do século XX transformou a sociedade, mudando nossas identidades, estremecendo as idéias que tinhamos enquanto sujeitos integrados, e a mídia tem refletido isso por meio de suas propagandas e programas diários.
A essa grande questão sobre quem somos nós, a mídia oferecem respostas constants apresentando vários simbolos que funcionam Como modelo, Como estilo de ser sujeito, de ser mulher, e assim por diante.


Norminha: ora santa, ora devassa
Norminha é uma mulher perfeita para abel, até o momento da descoberta da traição. Dona de casa, lava, passa e cozinha para o seu marido.  A mulher cumprindo o papel social destinado a ela após o casamento, ou seja, ser dona de casa e cuidar do marido. O comportamento de Norminha a noite é um comportamento masculino conformr dita a cultura. É sabido que ao homem foi legado desde o principio lugar privilegiado, espaço para total liberdade, para luxuria, as aventuras com outras mulheres, mesmo sendo casado.Há quem diga que isso faz parte do sangue do homem, ele é livre, ele pode, a mulher não. Por isso dizer que Norminha ora é santa ora é devassa.


Algumas considerações
Como  falamos mais precisamente sobre a imagem do feminino, representada pela personagem Norminha, podemos admoestar que frente as mudança que a pós-modernidade desencadeou, a constituição da personagem Norminha ao inves de representar positivamente a mulher moderna que ocupa lugare diversos na sociedade comtemporânea, vale-se do imaginário social para mostrar a mulher Como falsa, traidora e indgina.
                      


  1. Francisca Alves da Silva faz uma comparação entre o captalismo, a realidade social e a importância que a TV assume em um lugar de destaque visto que é o produto mais consumido atualmente.
  2. Ela afirma que a TV faz parte de nós e influencia de forma decisive na formação das pessoas.

Aprendemos com o artigo de francisca Alves da Silva que os avanços tecnológicos dos meios de comunicação Como a TV a internet tem ganhado um espaço significativo no nosso cotidiano e tem influencia na construção de identidade.


         1. A forma negativa Como os meios de comunicação pode influenciar na construção do EU, na formação do sujeito.
         2. O papel da mulher agora co direitos iguais aos do homem diante da sociedade.
        
         3. Como a influencia dos meios de comunicação podem refletir de forma positive e negativa na nossa vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário